DICA: BOAS FOTOS AUMENTAM AS VENDAS !

Ok, daí você diz “mas eu mesmo faço minhas fotos e minhas vendas vão muito bem, obrigado”. Mas e se você pudesse aumentar ainda mais suas vendas não seria bom ?

  • Com imagens de alta qualidade, o ticket médio de vendas é 18% maior.
  • Você pode conseguir até 32% de aumento na taxa de conversão do seu site melhorando a qualidade das fotos.
  • (fonte: Internet Retailer) 

Se você procurar na web, vai achar muitos números dizendo quanto suas vendas poderiam crescer com a melhor qualidade das imagens de e-commerce. Então vamos logo falar sobre algumas dicas que selecionei para vocês…

USE OS SERVIÇOS DE UM PROFISSIONAL

Você acha que o investimento é alto ?

Engana-se, pois não é ! Contabilmente falando, a despesa com as fotos dos produtos não deve compor a formação do preço, então não afeta a margem de venda. A qualidade de seus produtos será reforçada e será mais fácil vender.

Se você já tiver alguma experiência e estiver disposto a investir em equipamentos como câmera profissional, fundos, tendas e luz, vá adiante. Mas se não for seu foco, terceirize esse serviço sem medo e cuide de fazer com que sua loja venda e o investimento nas imagens possa ser amortizado sem sustos.

ESTRUTURE UMA LOGÍSTICA PARA AS FOTOS

Antes do primeiro clique, há uma série de decisões a tomar e a qualidade dessas decisões refletirá no custo e na qualidade das fotos.

O maior custo está na logística: fotógrafo parado é prejuízo para ambos os lados. Se o fotógrafo estará à sua disposição às 8 da manhã, ele não pode ficar esperando até meio-dia para que você selecione os produtos e indique como gostaria que os ambientes fossem definidos (quando se faz uma foto de mobília, por exemplo). 

Conforme o seu segmento, há diversas possibilidades de cenários e fotos, mas você sempre precisará definir uma linha geral para as fotos, como serão os backgrounds, qual o foco que a sequência de fotos deverá ter e quais os requisitos necessários para que elas sejam captadas. Assim, você pode definir uma linha de produção e agrupar produtos semelhantes, que tenham características parecidas. Dessa forma as mudanças serão minimizadas e vocês poderão obter um número maior de fotos no mesmo tempo. Definida essa agenda, organize sua logística para que você tenha todos os produtos disponíveis e prontos para serem colocados no set e clicados. Lembre-se: fotógrafo parado é perda de dinheiro.

LUZ É FUNDAMENTAL E TRATAMENTO NÃO É PARA CONSERTAR ERROS

Dois conceitos que eu não domino mas que repetirei aqui como um papagaio. A luz é fundamental e o tratamento das fotos deve ser mínimo. Bons fotógrafos sabem que a qualidade de uma foto vem da captação e não do retoque e por isso vale a pena perder alguns minutos a mais acertando a luz e fazendo com que ela realce as qualidades do produto, diminuindo suas imperfeições. Uma boa captação é fundamental e quase eliminará a necessidade de tratamento.

MESCLE FOTOS AMPLAS E DETALHISTAS

O cliente não consegue tocar o produto e muitos têm dificuldades para perceber seus detalhes. Ao clicar o produto, lembre-se disso e mescle fotos que mostrem o produto de maneira mais ampla com fotos que se preocupem com os detalhes. Sem abusar dos detalhes, pense nos itens que são fundamentais para a tomada de decisão do cliente, como se você mesmo estivesse comprando o produto e precisasse solucionar suas dúvidas  exclusivamente através das imagens. Como o fotógrafo não precisa necessariamente conhecer os produtos que você vende, prepare um briefing para ele, com sugestões, sem interferir em seu trabalho de criação.

PENSE NA LOJA VIRTUAL E MANTENHA A COERÊNCIA ENTRE AS FOTOS

É interessante como essa dica é simples, mas visualmente faz a diferença. Procure ter um estilo na hora de fazer suas fotos e mantenha esse estilo ao longo do trabalho, atrelado ao visual da loja virtual. Isso passará um senso de coerência ao seu cliente e de continuidade, com uma apresentação mais harmônica. Como exemplo, diferente da imagem que ilustra esse post, é interessante que se mantenha uma cor de fundo em harmonia, entre as fotos e com o visual da loja virtual. O mesmo vale para a posição dos produtos: se possível, mantenha os produtos sempre na mesma posição e orientação, ao menos dentro de um mesmo tipo de produto ou categoria específica.

Da mesma forma, veja qual é o enquadramento que a loja virtual terá e como os produtos podem caber nesse enquadramento. Se as imagens na página do produto são quadradas, será esse o enquadramento ideal. Se são retangulares, dispostas na vertical, fotos tiradas nessa linha ficarão melhores.

NÃO ABUSE DAS FOTOS

Se uma ou duas fotos podem ser uma quantidade pequena, mais que oito fotos pode ser considerado um exagero. Se você mesclar uma ou duas fotos amplas com mais três ou quatro que mostrem os detalhes, isso já será suficiente para que seu cliente entenda o que você vende. Não se esqueça também de que os arquivos das fotos não devem ser pesados, pois fará com que suas páginas fiquem lentas. Uma boa imagem, com resolução adequada, por exemplo 1000 x 1000 px, deve ficar em torno de 150Kb.

CONCLUSÃO

Esse post é baseado na experiência em lojas virtuais como um todo. Não há necessidade de que o fotógrafo seja especializado em fotografias de produtos para lojas virtuais, mas se o profissional já tiver experiência com fotografias de produtos, para catálogos, anúncios, revistas, o trabalho será melhor. É preciso ter a visão de como o produto será interpretado pelo consumidor e colocar sua energia nessa direção, gerando imagens que captem a alma do produto e conversem com o consumidor.

 

Fonte: André Gugliotti

 

Gian Gadotti – fotógrafo e gestor web
http://gadotti.art.br
gian@gadotti.art.br
82 9648-2001
@giangadotti
http://faceboo.com/gadotti.fotografo






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